Dormir é perda de tempo?

Em tempos aonde prevalece a ideia de “trabalhe enquanto eles dormem” percebemos que o sono possui uma conotação de perda de tempo. Mas será que é isso mesmo? Diversos profissionais da área da saúde alertam para as consequências das noites mal dormidas, especialmente quando isso ocorre de maneira recorrente, tonando-se uma rotina na vida das pessoas.
As alterações na qualidade do sono e na quantidade de horas dormidas podem ser associadas a dificuldades cognitivas, diminuição da imunidade, aumento do apetite, diminuição do metabolismo, piora na saúde do coração e envelhecimento da pele. Nos atendimentos psicológicos, noto que o sono surge tanto como causa como consequência de condições clínicas.
Em ambas situações, sempre passo as seguintes orientações que são baseadas na higiene do sono. A Higiene do Sono trata-se da mudança ou da organização de hábitos buscando a melhorar a qualidade do sono. Confira:
• Criar o hábito de ir dormir todos os dias no mesmo horário
• Evite cafeina, nicotina e refeições pesadas próximo ao seu horário de dormir
• Manter o quarto/cama somente para dormir ou sexo, evitar outras atividades como ler ou assistir televisão
• Evitar o uso de eletrônicos antes de dormir, especialmente celular na cama
• Criar uma rotina do sono para o seu cérebro entender que está chegando a hora de descansar: tomar um chazinho calmante, escovar os dentes, colocar pijama. Uma sequência que possa ser repetida todos os dias
• Ir diminuindo as luzes e volume de ruídos aos poucos
Através desses hábitos, você cuidará não somente da sua saúde física, mas da sua saúde mental, afinal, somos seres integrais. Esqueça a ideia de deixar de lado algo que é vital para alcançar suas conquistas. Escolha abrir mão do que não é essencial na sua vida. Caso contrário, você pode ter o efeito inverso do que está buscando e não conseguirá usufruir das suas conquistas com saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *